RIGUARDARE

home    escola    agência    cursos

 

ARMANDO VERNAGLIA JÚNIOR


Armando Vernaglia Jr vem obtendo destaque no mercado de fotografia publicitária, através de imagens que prezam pela objetividade, composições elaboradas com cuidado e pelo impacto das cores sempre vivas. Nasceu em 1975, em São Paulo, e atua profissionalmente na fotografia desde 1995. Foi aluno de grandes mestres da fotografia brasileira, como Drauzio Tuzzolo, Jorge Principe, Daniel Rosa e JR Duran, formou-se em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em 2000, e desde então atua exclusivamente atendendo agências e indústrias nacionais e internacionais. Além de fotografar para seus clientes, Armando é colunista da revista Fotógraphos e professor aqui na Riguardare, sendo responsável pelos cursos de fotometria, marketing e formação de preços, além dos cursos avançados e de olhar fotográfico - estes dois em parceria com o Comodo,. Seu trabalho pode ser conhecido no site www.spimagens.com.br

DIEGO ROUSSEAUX

Diego Rousseaux é conhecido pelo seu cuidado e técnica no controle da luz. Nascido em Buenos Aires onde exerceu a carreira de fotógrafo publicitário ao mesmo tempo que desenvolvia carreira de professor universitário (Universidad Abierta Interamericana) e fotógrafo de still para cinema, imigrou para o Brasil onde iniciou carreira como laboratorista, sendo o responsável pelas ampliações de fotógrafos renomados (JR Duran, Vania Toledo, Dudu Tresca, Fernando Losa, Osvaldo Melingeni e outros). Hoje, dedica-se exclusivamente à fotografia publicitária e ao ensino das técnicas para controle absoluto da luz. Na RIGUARDARE, o mestre Diego é o responsável pelos cursos de “Fotografia Publicitária”, “O Controle da Luz”, “Laboratório P&B” e “Fotografia P&B”. Seu site pessoal é “http://www.diegofoto.com.br”.

CLÁUDIO FEIJÓ


Claudio Feijó, nascido em 1946, é pedagogo, fotógrafo e estudante de psicologia; diretor e professor da Escola de Fotografia Imagem-Ação desde 1972; tem vasta experiência na área de ensino (como professor, diretor, orientador educacional e colaborador); foi consultor técnico da Polaroid do Brasil de1989 à 1999; tem trabalhos fotográficos na Polaroid World Collection , na Coleção Masp-Pirelli, na Fototeca Cubana, Centro Cultural Itaú, além de em diversas coleções particulares; ainda na área de fotografia, foi premiado pelo Banco Real/ Fundação Roberto Marinho e com a Bolsa Marc Ferrez/Funarte; tem coordenado a Oficina Descondicionamento do Olhar desde 1980, por todo o país, nas mais diversas áreas de atuação (corporativa, educacional e de criação); Cursos de Aperfeiçoamento - Psicologia Social nas Organizações - no Instituto Sedes Sapientiae e de Abordagem Gestáltica em Trabalhos Grupais - no Instituto Gestalt de São Paulo. Atualmente cursa Psicologia na FMU/SP. Saiba mais em www.olhar.com.br

COMODO


José Roberto COMODO Filho, nasceu em 1968. Graduado e Pós-Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, começou a fotografar como uma fuga do estresse causado pela vida de advogado. Entrou no mundo da fotografia pelas mãos de Cláudio Feijó em 1994 na escola Imagem & Ação, depois teve outros professores que o ajudaram na formação da sua estética fotográfica: Iatã Cannabrava, Walter Firmo, Emídio Luisi e Araquém Alcântara. Hoje, o fotógrafo COMODO especializou-se na fotografia de cenas urbanas e de retratos. É um fotógrafo documentarista que tem como grande característica das suas fotos uma composição cuidadosa e a percepção de momentos que escapam à maioria das pessoas. O ser humano e o humor discreto são uma constante em suas imagens.

TYTO NEVES


Fotógrafo paulistano que tem por especialidade a fotografia de pessoas. “ Pessoas nascem, crescem, casam, fazem festas, possuem empresas e eu às fotografo.” Seu contato inicial com a fotografia, imagem e informação teve início em 1990, quando foi convidado a coordenar o Jornal A Noticia no interior paulista. Sua passagem junto à imprensa despertou seu interesse na construção da imagem buscando assim a faculdade de arquitetura, onde teve o contato definitivo com a fotografia em 1998, aprimorando a sensibilidade e técnica de seu olhar. Em seu portifólio pessoal constam as mais diversas Coberturas de Casamentos e Eventos Sociais com fotojornalismo aplicado. Retratos de Gestantes e Famílias resultam da continuidade de seu trabalho e da confiança depositada em suas mãos por seus clientes, a quem costuma chamar de amigos. Professor de fotografia de eventos, desenvolve trabalho autoral com rosas, mãos e a Cidade de São Paulo.

CLICIO BARROSO


Natural de São Paulo, Clicio foi assistente de câmera e de direção de cinema, enquanto cursava a Camera Photoagenthur / Nikon School of Photography. Trabalhou na Editora Abril como assistente de fotógrafo por dois anos. Como profissional, morou e trabalhou em New York, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Madrid, Lisboa e Atenas, fotografando editoriais de moda e publicidade. Atualmente, trabalha para clientes diretos nacionais e norte-americanos, e para as agências de publicidade, tanto fotografando quanto realizando tratamento de imagens especializado. Participa de exposições coletivas e individuais, e por três vezes recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Fotografia. Na área digital, teve oportunidade de aprender com Thales Trigo, Fernando Fogliano e Alexandre Keese, e no exterior com Dan Margulis, Scott Kelby, Deke McClelland, Jack Davis, Matt Kloskowski, Tim Grey, Peter Krogh, entre outros nomes. Com grande experiência em fotografia digital e gerenciamento de cores, Clicio tem ministrado cursos, palestras e workshops em escolas, faculdades e cursos de pós graduação, em instituições como o SENAC, UEL, Escola Panamericana, entre outras. Clicio também é diretor da Associação de Fotógrafos Fototech, e é colunista das revistas Fhox e PhotoPro, além de colaborador eventual das revistas Fotografe, Desktop, Publish, e do Fotosite. Visitem www.clicio.com.br

PROFESSORES

Existe pelo menos duas características comuns a todos os professores da RIGUARDARE: 1) todos AMAM a fotografia e ensinam por amor, por se realizarem através da formação de novos fotógrafos que dêem continuidade a este amor e 2) Todos têm FORMAÇÃO ESPECÍFICA E ATUAM no contexto dos ensinamentos que transmitem.

Aqui não há improviso, não há hipótese de um professor entrar em sala sem pleno domínio de tudo o que irá ensinar e não existe a possibilidade de uma aula deixar de ser plena de AMOR PELA FOTOGRAFIA.

Finalmente, existe a AMIZADE e o RESPEITO INCONDICIONADO entre todos os professores, que se conhecem há mais de 10 anos e que juntos constroem a “Famiglia Riguardare”.