TREINE, TREINE MAIS, CONTINUE TREINANDO.

Você quer alcançar um sucesso extraordinário no que faz? Seja na fotografia ou em qualquer outra atividade? Acredito que a chave para isso esteja em duas palavras: ESTUDO E TREINO.

Há algum tempo li o livro “Outliers – Fora de Série” (Malcolm Gladwell), onde o autor defende que para dominar completamente uma atividade, são necessárias algo como 10 mil horas de treino. Um dos exemplos citados são os Beatles que, antes da fama, chegavam a tocar pelo menos 8 horas por dia durante os 7 dias da semana.

Também é lembrado naquele livro o caso de Bill Gates que, somente após suas mais de 10 mil horas de programação, chegou ao ponto de estar preparado para fundar a primeira empresa de Software do mundo.

Acredito que a fotografia não seja diferente. Não basta ter um equipamento – mais ou menos sofisticado – nem frequentar boas escolas, nem ler tudo o que estiver ao alcance dos olhos. Isso é apenas parte de todo o processo: ADQUIRIR CONHECIMENTO. Compreender os princípios – físicos, estéticos e criativos – de funcionamento da fotografia é apenas o começo do caminho.

A outra parte – a mais complicada e sacrificada – é o treino exaustivo. São as tais 10.000 horas que farão com que o equipamento passe a fazer parte do organismo do fotógrafo. As horas – solitárias ou não – durante as quais o fotógrafo aprende não a dominar a luz – pois a dominação sugere uma relação tensa – mas a conviver, compreender, ouvir e ser ouvido, respeitar e ser respeitado pela Luz que, assim, se torna sua companheira fiel.

Será este treino que permitirá ao fotógrafo pressentir a chegada daquele momento único, cuja captura apenas é possível às pessoas que mais sentem do que enxergam. Será este treino que fará a diferença quando, sozinho, o fotógrafo precisar hipnotizar um animal selvagem ou dirigir aquela modelo para uma complexa foto publicitária.

Será este treino que permitirá ao fotógrafo, muitas vezes de forma inconsciente, fazer o clique “perfeito”, estando no lugar certo e na hora certa.

E você? QUANTAS HORAS JÁ TREINOU HOJE?

Abaixo, um vídeo que pode ajudar na inspiração para todas estas horas de treino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>